Novo membro da linha Clavinova


Para o mês de julho, a Yamaha apresenta o novo membro da linha de Pianos Digitais mais avançados, a Clavinova CVP-409GP. O seu design foi concebido com base em um piano acústico de concerto real, porém em tamanho reduzido (mini-grand). O fino acabamento em polished ebony recria a elegância do piano de concerto e as suas teclas brancas com superfície em marfim sintético proporcionam “feeling” ímpar ao músico.

Para reproduzir a profundidade sonora e a rica textura harmônica, a Yamaha incorporou uma tábua harmônica real na CVP-409GP. Quando tocado com a tampa aberta, é possível sentir a reverberação natural do piano.

O timbre de piano da CVP-409GP foi amostrado de um piano acústico de concerto real, respeitando todas as alterações dinâmicas naturais. A Yamaha teve um cuidado especial em reproduzir as complexas nuanças sonoras, que incluem a sonoridade dos abafadores das cordas (key off), a riqueza sonora quando o pedal de “sustain” é pressionado e até mesmo o fenômeno de vibração das cordas de outras notas quando o martelo de uma tecla tange suas cordas (Ressonância Simpática).

O teclado NW (Natural Wood) utiliza madeira nas teclas brancas e teclas pretas com superfície porosa, para que o músico tenha a sensação mais próxima possível de tocar em um piano acústico. Isso inclui o balanço de peso entre a tecla e o martelo, e a diferença gradual de peso entre as teclas das regiões grave, média e aguda. Com estes recursos o pianista pode utilizar técnicas possíveis apenas em pianos acústicos (como a repetição rápida de uma mesma tecla) e ampliar as suas possibilidades sonoras. A superfície em marfim sintético das teclas brancas proporciona maior conforto durante a performance.

Pensando nisso a Yamaha desenvolveu a tecnologia IAFC (Instrumental Ambience Field Control). O IAFC é uma solução eficiente que utiliza microfones internos e alto-falantes, fazendo ajustes acústicos ao som para recriar a complexidade sonora de um piano tradicional. O IAFC capta o som do ambiente em que a CVP-409GP se encontra e envia este som para os alto-falantes reproduzindo assim a complexa textura sonora do piano acústico real.

A Clavinova CVP-409GP é perfeita para apresentações ao vivo, sessões de estúdio e ensaios, pois permite a gravação da performance do músico em formato de áudio em um dispositivo USB (pen drive, HD USB). O músico pode gravar tudo o que toca e ainda pode conectar um microfone ou uma guitarra à clavinova e gravar o sinal de áudio. Na gravação podem ser usados tanto os estilos de acompanhamento automático quanto os arranjos feitos no seqüenciador de 16 pistas da clavinova. Depois de gravar o áudio, é possível transferir o arquivo para um computador e compartilhar, além de gravar seu próprio CD de áudio.


Fonte: europe.yamaha.com

Nenhum comentário: