Entendendo o papel da Compressão

Esta postagem é baseada num artigo do Earblog, da fabricante de equipamentos de áudio alemã Behringer. Neste artigo, Ryan Roullard, da equipe da Behringer, reflete sobre como funcionam e como devem ser usados os compressores de áudio, ferramenta presente em quase todos os estúdios de gravação e palcos de shows mundo afora.


tradução: Mário Megatallica


Apeeeeeeeeeeeeeeeerte! Entendendo o papel da compressão

Os compressores são muitas vezes mal compreendidos. De alguma forma são compreendidos apenas por usuários experientes de equipamentos musicais profissionais. A dificuldade de entender a compressão é em grande parte devido ao fato de que não é baseada em tonalidade nem em tempo. A distorção requer muita atenção por si só; este é o ponto principal. Um ajuste radical de delay sobressai. Mas a compressão é menos óbvia. Então, o que é exatamente compressão?

Para entender a compressão, antes precisamos de saber o que é dinâmica.

Dinâmica, no senso comum de performance musical, é o jogo entre silêncio e som. Uma amostra musical que é "altamente dinâmica" possui acréscimos e decréscimos de volume o tempo todo. Muito silêncio e muito som.

Tradicionalmente, a dinâmica é controlada por quem está tocando o instrumento - tocando de forma forte ou fraca. Isso nos traz a pergunta - então, quem precisa de compressão? Um músico experiente não consegue tocar apenas com mais controle? A resposta é "nem sempre", e há outras razões para se nivelar o silêncio e o som.

Vamos dar uma olhada num uso comum da compressão em estúdio - na voz. Nós usaremos uma música de Rock cheia de dinâmica, cheia de coros e versos calmos, por exemplo. Ouça de perto as dinâmicas da voz. Num momento o vocalista parece estar suspirando, enquanto no outro está gritando. Existe uma grande diferença de volume, com certeza. Agora use esta gravação como uma pequena referência - imagine alguém a alguns metros de você suspirando. Você conseguiria ouví-lo? Agora imagine-a na mesma distância gritando como no refrão de uma música. A extensão dinâmica (de baixo a alto) de uma pessoa em um estúdio é muito, muito mais ampla do que a de uma música na rádio.

Por que? Bem, porque poderia ser muito mais desagradável se você tivesse que aumentar ou diminuir o volume do seu aparelho de som o tempo todo!

E compressão para guitarristas? Na guitarra a compressão tem dois objetivos. Ela pode aumentar o ataque das notas, gerando um aspecto mais percussivo, muitas vezes ouvida nas performances Chick´n´Pick´n´de Nashville. Quando passam por um compressor, as notas de uma guitarra também soam mais longas do que o normal - enquanto o som da nota vai diminuindo , o compressor aumenta seu volume para compensar. Por isso os compressores para guitarristas são chamados de "compressor-sustainer".

O baixo também é um instrumento altamente dinâmico. Cordas grandes e grossas que ficam longe do braço possuem mais movimento potencial e dinâmico do que cordas de guitarra e seu impacto com o braço é bem maior. O estilo "slap" é um grande exemplo que se beneficia do uso de compressão; quem oca assim geralmente faz slaps muito agudos e com "pops" acentuados juntamente com notas mais baixas. Na maioria dos estúdios, usar compressão no baixo é um procedimento padrão.

A onda da parte de cima não possui compressão; a da parte de baixo sim. Nesta, repare como o volume ficou mais homogêneo.

Após ler tudo isso acima, resista à tentação de saturar tudo com compressão. Administrar a compressão é algo apropriado para um certo objetivo, mas não se esqueça que dinâmicas interessantes são também o que tornam um trecho suave e humano. Logo, não sature, apenas use a compressão com bom senso na sua próxima sessão de gravação.

Espero que isso ajude a desmistificar a às vezes confusa compreensão que as pessoas têm sobre este equipamento. Isso pode ajudar você a entender o compressor menos como efeito e mais como uma ferramenta de polimento. Com uso racional e experiência, você pode querer saber como conseguiu ficar sem ele.


Fonte: behringer.com

http://www.behringerdownload.de/News/Blog/index.html







Nenhum comentário: