Saiba Mais Sobre: Afinação de Tambores


Confira nesta edição do Saiba Mais Sobre algumas dicas do baterista Fabiano Manhas sobre a afinação de tambores em geral!


por Fabiano Manhas

10 Passos para se ter uma boa afinação e aumentar a durabilidade de parafusos, aros, peles

1- Primeiramente devemos tirar todos os parafusos de afinação e verificar se não possuem nenhum ponto de ferrugem, se houver ponto de ferrugem você poderá minimizar o problema aplicando qualquer tipo de anti-corrosivo spray, isso mesmo, desses que você compra em lojas de parafusos. 2- Escolha a pele que você irá usar, de preferência sempre pele de Uma camada embaixo e a da sua preferência em cima (duplo filme , porosa com duplo filme , mono filme mais grossa etc..).

3- Coloque a pele no aro e o mesmo por cima do tambor e todos os parafusos nos furos do aro e em seguida nas suas respectivas canoas, aperte por igual, mas somente com os dedos, não aperte com a chave de afinação ainda, repita o mesmo procedimento com a pele de resposta.

4- Você apertará os parafusos com a chave de afinação sempre em cruz (siga a seta da foto), e sempre dará o mesmo giro nos pulso, é claro que você deverá ter sensibilidade para saber compensar quando o aperto for maior que o outro.

5- Não deixe nenhuma ondulação na pele, isso acusará uma descompensação nos apertos , e com o tempo seu aro apresentará deformidades, de preferência use aros de 2.3 milímetros de espessura, são mais resistentes. Obs.: a maioria das baterias vem com aros 1.6 milímetros de espessura , estes empenam com mais facilidade.

6- Se você quiser um tambor com menos ressonância você estica mais a pele de resposta, isso fará que diminuir aqueles harmônicos e a sonoridade ficará mais rápida.

7- Se você quiser um tambor com mais profundidade e ressonância não estique demais as peles de resposta deixe o suficiente para que não haja distorção no som do tambor (rugas na pele, pele solta demais faz com que o tambor ganhe um delay e muita vibração).

8- Nos dois modelos acima você não conseguirá distinguir visualmente , a não ser as rugas , então esteja num ambiente silencioso e preste atenção na sonoridade do tambor.

9- Quando você for afinar a pele de cima os apertos deverão ser homogêneos dai começa a busca pessoal pelo seu som. É quando você descobrirá enumeras sonoridades, e também verá a diferença de peles ruins, médias e excelentes.

10- Para afinar essas são as regras técnicas, mas não musicais, você deve fuçar bastante, desmonte e monte, confira as variações apresentadas aqui, com certeza fazendo os procedimentos acima seu instrumento e sua pele terão uma vida útil muito maior.

Dica: Use peles Aquarian Response 2 clear ou porosa em cima e se gosta de um som com menos harmônico use Aquarian Performance 2 em cima tambem, para resposta use Classic clear ou black , ou Hi frequency clear ou black.


Fonte: izzomusical.com.br

http://www.izzomusical.com.br/dica/afinacao-de-tambores



Nenhum comentário: