Sony lança Sound Forge 10


No início de setembro, a Sony Creative Software anunciou o lançamento da suíte Sound Forge Pro 10. O renomado programa ganhou novo layout, além de ferramentas para produção de áudio digital, com plug-ins da iZotope (incluindo o pacote de masterização) e otimizações no desempenho e na sonoridade. Segundo a empresa, os recursos da versão 10 criam um ambiente de produção de áudio poderoso e flexível, aumentando o fluxo e a eficiência do trabalho, entregando um áudio consistente de alta qualidade, exigido pela indústria fonográfica.

Com relação à interface, o software ganhou espaços personalizáveis, possibilitando aos usuários liberdade para criar e salvar janelas dependendo de cada situação (assim como nos programas da Adobe). Há melhorias também na edição de metadados, além da inclusão de tutoriais interativos. Na estrutura interna, o Sound Forge teve grandes modificações. Entre elas, está a edição baseada em eventos, ideal para realizar uma masterização precisa do áudio. A integração de um gravador de CD Disc-at-Once permite também criar metadados e replicar os CDs facilmente, eliminando a utilização de outros softwares.

Dentre os plug-ins, o Zplane élastique Pro Timestretch tem a missão de esticar ou reduzir o tempo de um trecho musical, alterando, ou não, a sua tonalidade. Apesar do recurso estar disponível nas versões anteriores, segundo a Sony, agora o áudio possui uma sonoridade melhor, aliada a melhorias no processamento e a ajustes em tempo real.

Já o iZotope 64-bit SRC é um conversor de taxa de amostragem que utiliza um filtro híbrido de passa-baixa, resultando em um áudio cristalino; com menos serrilhagem do material convertido, conforme destaca a empresa. Outra novidade é o ditcher MBIT iZotope, um conversor de profundidade que emprega métodos psicoacústicos para distribuir o ruído audível em intervalos menores, resultando em melhoria do som, bem como uma diferença mais suave na taxa de bits entre arquivos convertidos.

O Sound Forge 10 também ganhou um novo pacote de ferramentas de masterização de áudio, avaliado em mais de US$ 200: o Mastering Effects Bundle 2, da iZotope. São seis novos plug-ins profissionais: Mastering EQ, Mastering Reverb, Multiband Compressor, Mastering Limiter, Stereo Imager, e Harmonic Exciter. Ainda, o software também ganhou a capacidade de abrir, processar e salvar arquivos de instrumentos musicais, como o DLS, o GigaStudio / GigaSampler e o SoundFont 2.0.

"A produção de áudio digital é um marco não só para a indústria fonográfica, mas também para os desenvolvedores de jogos, estúdios de pós produção, produtores de vídeo, criadores de mídia para a web, engenheiros de som e produtores de conteúdo para celulares. Ao desenvolver esta nova versão, levamos em consideração os desafios específicos de cada um destes segmentos e incorporamos muitos outros recursos, oferecendo soluções únicas para estes negócios", explica, em nota para a imprensa, Dave Chaimson, vice presidente de marketing global da Sony Creative Software.

Ele destaca, ainda, que o extenso feedback dos clientes e as exigências da indústria garantem que as melhorias no Sound Forge Pro 10 facilitarão, intuitivamente, a manipulação dos mais complexos projetos dos produtores profissionais de hoje, nos mais variados campos do áudio digital.

Parece que, na verdade, a grande novidade do Sound Forge 10 é a parceria estabelecida entre a Sony e a Izotope, possibilitando que o software fosse enriquecido das mais poderosas ferramentas de masterização de áudio da atualidade. Com certeza valerá a pena fazer o upgrade para esta versão.


Fonte: musitec.com.br

http://www.musitec.com.br/noticias/noticia.asp?noticiaID=1210

Um comentário:

Mario Augusto S.B. disse...

Parece que, na verdade, a grande novidade do Sound Forge 10 é a parceria estabelecida entre a Sony e a Izotope, possibilitando que o software fosse enriquecido das mais poderosas ferramentas de masterização de áudio da atualidade. Com certeza valerá a pena fazer o upgrade para esta versão.