Vanusa e o vexame do Hino Nacional

por Mário Megatallica

Lamentei muito por não ter visto ao vivo, mas de qualquer maneira fiquei chocado ao ver um vídeo da cantora Vanusa cantando nada menos que o Hino Nacional brasileiro, uma das músicas mais importantes e difíceis já feitas no nosso país.

O Hino Nacional é uma música um pouco complexa do ponto de vista musical: cheia de acidentes, cromatizações, ritmo sincopado, letra extensa e rebuscada (cheia de termos do famoso "português arcaico") que chega ao ponto de dificultar a sua compreensão, grandes saltos de intervalos melódicos... enfim, repleta de ingredientes que a tornam uma música não muito popular, já que sua execução é difícil. Aliás, sua execução sempre fica por conta de profissionais da música, devido também à sua óbvia importância, por se tratar de um dos maiores símbolos representativos do nosso país.

Há alguns dias atrás, num encontro de agentes políticos, a cantora em questão foi convidada para cantar o nosso Hino Nacional acompanhada por um pianista e um baixista. O trio abriria a convenção política. Quando o pianista começou a tocar os primeiros acordes do Hino brasileiro, todos perceberam que na verdade o trio preparara uma novo arranjo para ele. O início já ficou um pouco estranho; sem as marcações rítmicas de praxe; mas nada que tirasse o charme do nosso Hino. Porém o pior estava por vir... Em seguida, a cantora Vanusa entra em cena, e com ela, uma desafinação facilmente perceptível. Instrumental alterado, voz desafinada... realmente não havia uma sensação boa no ar.

Tudo ia razoavelmente bem até que a cantora Vanusa, chegando perto do refrão do Hino brasileiro, tropeça na letra. Isso mesmo: errou a letra, da pior maneira possível; trocou um verso por outro, fazendo com que o pianista e o baixista perdessem o rumo da música. Estes ainda souberam consertar seus erros, mas a cantora Vanusa deu sequência a um vexame nunca visto antes em se tratando de uma execução do Hino Nacional: trocou todos os versos, cantando o refrão nas estrofes e vice-versa, deixando todos os presentes sem entender nada! Para piorar, começou a improvisar melodias com alguns poucos versos do Hino que ela conseguiu lembrar... O resultado: a presentação do trio foi cortada pelo cerimonial do evento. Um grande clima de constrangimento se instalou no ar.

A cantora foi incapaz de cantar o nosso Hino Nacional. Surpreendeu todo o país da pior maneira possível. Fez o Hino brasileiro virar motivo de piada. E para mim a grande questão é: se a cantora não tinha capacidade para cantar o Hino Nacional, por que aceitou um desafio tão grande como esse? Será que a cantora teve um momento de infelicidade técnica ou um lapso de competência? Ou os dois? Os motivos que a levaram a protagonizar esse enorme vexame musical não importam mais porque o estrago já está feito e devidamente registrado. O Hino foi desfigurado - com a ajuda de um pianista pouco inspirado, diga-se de passagem - musicalmente e a imagem que passamos para quem vê de fora é que o nosso país não leva seu próprio Hino Nacional a sério, a ponto de deixar qualquer pessoa o execute da maneira que achar melhor- ou pior. Na verdade, quem conhece o Brasil já sabe que aqui não só o Hino Nacional não é levado a sério... infelizmente essa parece ser uma característica bem particular do nosso país.

Espero que esse episódio sirva de exemplo para outros músicos que queiram se aventurar a executar o Hino brasileiro da forma que achar mais conveniente. Um bom músico pode levar a vida inteira para adquirir respeito e sucesso na sua carreira, mas pode pôr tudo a perder em poucos minutos. E um conselho para a cantora Vanusa: se aposente.


Quem quiser ver o vídeo da cantora Vanusa cantando o Hino Nacional basta clicar aqui.

Nenhum comentário: