Abbey Road pode virar patrimônio nacional inglês

O National Trust, órgão que detém e preserva alguns edifícios históricos na Inglaterra, informou em comunicado nesta quarta-feira, 17, que pode comprar os estúdios Abbey Road. Na nota, a instituição diz que se houver manifestação suficiente da população, eles "podem lançar uma campanha para salvar os estúdios".

Tudo começou durante uma entrevista com o ex-beatle Paul McCartney para o programa de rádio Newsnight, da rede BBC, depois da gravadora EMI anunciar a venda dos estúdios Abbey Road , na última terça-feira, 16.

O músico, junto ao diretor do programa, Chris Evans, sugeriu ao vivo a possibilidade da National Trust se envolver na compra. Logo depois, houve uma enorme mobilização dos ouvintes, que entraram em contato com a instituição.

"Não é sempre que o público espontaneamente nos sugere a compra de um edifício famoso", disse um porta-voz do National Trust.

O comunicado ainda diz: "Os estúdios Abbey Road parecem ser muito queridos pela nação. Agora vamos fazer pesquisas para saber se essa campanha é desejável e possível".

O National Trust vai pedir para as pessoas mandarem sua opinião via e-mail, ou por meio das redes sociais Facebook e Twitter.

Até agora, nenhum preço pelo edifício foi estabelecido. No entanto, o que se fala é que os estúdios podem valer até U£ 30 milhões (R$ 86 milhões).

Paul McCartney se mostrou bastante preocupado com o futuro dos estúdios Abbey Road, durante a entrevista para o programa Newsnight. "Guardo muitas lembranças da época com os Beatles em Abbey Road. É um grande estúdio", disse.

O ex-beatle também mostrou seu apoio a campanhas pela salvação do edifício. "Sei que algumas pessoas, que estiveram ligadas ao estúdio por um bom tempo, estão falando em uma oferta para salvá-lo. Eu simpatizo com a ideia. Espero que eles possam fazer algo, seria ótimo", completou.

Os Beatles gravaram a maior parte de seus discos em Abbey Road. A capa do último álbum da banda, que leva o mesmo nome dos estúdios, mostra os quatro integrantes passando pela faixa de pedestres da rua. 


Nenhum comentário: