Saiba Mais Sobre: Drivers de Áudio

Um dos problemas mais comuns enfrentados num home studio é o atraso no monitoramento do sinal, comumente conhecido por "latência" de áudio. Saiba mais sobre os drivers de áudio mais comuns e como um driver de áudio tem relação com este e outros problemas conferindo o texto abaixo, escrito originalmente por Miguel Ratton.


Drivers de áudio

Seu computador possui vários dispositivos instalados dentro dele: placa de áudio, interface MIDI, placa de vídeo, controladora de disco rígido, modem, etc. Cada um desses dispositivos é "acionado" através de uma pequena rotina de software chamada de "driver", sem o qual essas placas não servem para nada. O driver faz a comunicação entre o dispositivo de hardware e o sistema operacional, permitindo que o software trabalhe com aquele dispositivo. Se por algum motivo o driver não estiver funcionando direito, a comunicação entre o software e o dispositivo pode sofrer erros, ou mesmo falhar completamente.

Como o software opera com os drivers

O software depende dos drivers da placa de áudio e da interface MIDI para podr funcionar adequadamente sempre que tiver que gravar ou reproduzir áudio e/ou transferir dados MIDI. Quando um driver está corrompido ou possui falhas, o software não pode mais se comunicar corretamente com a placa de áudio ou com a interface MIDI, e portanto o trabalho que está no software não pode ser executado adequadamente.

Sintomas de problemas de driver

Algumas vezes os indícios de problemas no driver não são tão óbvios como a incapacidade de gravar ou reproduzir áudio ou MIDI. Mesmo que os sintomas sejam menos "dramáticos", ainda assim podem ter um efeito negativo no funcionamento do software. Aqui vai uma lista de sintomas de prováveis problemas:

.Atraso na execução de notas MIDI, notas presas ou executadas aleatoriamente ;

.Defasagem entre a execução de MIDI e de áudio ;

.Interrupção da gravação ;

.Interrupção da execução de MIDI ou da reprodução de áudio .

O que se pode fazer?

Em alguns casos, é possível resolver o problema simplesmente reinstalando-se os drivers dos dispositivos que estão em uso. No entanto, para garantir que o software funcione da melhor maneira possível, é recomendável atualizar os drivers para as versões mais recentes, sobretudo no caso de placas de áudio e interfaces MIDI. A maioria dos fabricantes disponibiliza regularmente novas versões de seus drivers, que podem ser obtidos gratuitamente em seus sites na Internet. Essas atualizações geralmente contêm correções de problemas anteriores e/ou novos recursos que podem melhorar o desempenho do dispositivo.

Depois de reinstalar ou atualizar os drivers, você precisa fazer com que o software analise-os de maneira a se configurar adequadamente.

Importante: Os fabricantes de placas freqüentemente disponibilizam versões "beta" de seus drivers. Lembre-se de que essas versões Beta não são versões definitivas, pois ainda estão em teste. Por isso, se você instalar uma versão Beta pode eventualmente ter algum tipo de problema.

Driver ASIO

ASIO (Audio Stream Input/Output) é uma tecnologia desenvolvida pela Steinberg para a manipulação de dados de áudio digital em seus softwares de gravação, para superar as limitações das tecnologias originais oferecidas pelos sistemas operacionais (Windows, MacOS, etc) mais orientadas para as situações de "multimídia" (áudio stereo). onde não são usadas várias trilhas simultâneas e nem é requerida uma sincronização precisa e estável.

A tecnologia ASIO, além do suporte à gravação e reprodução multitrack sincronizada (áudio/áudio e áudio/MIDI), também oferece flexibilidade em termos de resolução de bits e taxas de amostragem. O resultado é uma arquitetura com baixa "latência" (atraso de operação), alto desempenho e configuração simplificada.

Os dispositivos (hardware) que suportam ASIO podem operar com melhor desempenho em multitrack, mesmo com vários dispositivos instalados.


Driver MME

MME (Windows Multimedia Extension) é o driver padrão Windows.Qualquer dispositivo de áudio pode ser usado com driver MME.

Devido às limitações de dois canais estéreo e a alta taxa de latência, os drivers MME não são a melhor escolha para aplicações musicais.




            musicaudio.net






Nenhum comentário: