Músicos comentam a morte de Ronnie James Dio


A morte de Ronnie James Dio, um dos mais influentes vocalistas da história do Metal e ícone do estilo, causou grande comoção na comunidade rockeira internacional. Acompanhe abaixo o depoimento de alguns astros do  Metal e tenha uma pequena noção da grande importância de Dio para o Heavy  Metal:

Lars Ulrich (Metallica):
"Caro Ronnie,
Acabei de sair do palco em Zagreb. Acabei de saber da notícia que você faleceu. Eu estou em estado de choque, mas eu queria que você soubesse que você foi uma das principais razões de eu estar nesse negócio, para começar.
Quando eu o vi pela primeira vez com o Elf, abrindo para o DEEP PURPLE em 1975, eu estava completamente encantado pelo poder de sua voz, sua presença no palco, sua confiança, e a facilidade com que você parecia se conectar com 6.000 pessoas dinamarquêsas e um sonhador de 11 anos de idade, a maioria dos quais não estavam familiarizados com a música do Elf. No ano seguinte eu fiquei tão empolgado quando ouvi as notícias de que uniria forças com o meu guitarrista favorito. Vocês soaram tão bem juntos e eu instantaneamente me tornei o fã nº 1 do Rainbow na Dinamarca.
No outono de 1976, quando você fez seu primeiro show em Copenhagen, eu estava literalmente na fila da frente e as duas vezes que fizemos contato com os olhos você me fez sentir como a pessoa mais importante do mundo. A notícia de que vocês ficariam hospedados na cidade no seu dia de folga embutiu em mim de alguma forma, no meu cérebro, e eu fiz a peregrinação ao Hotel Plaza para ver se eu poderia de algum modo pegar uma foto, um autógrafo, um momento, qualquer coisa. Poucas horas depois você saiu e foi muito gentil e atencioso... fotos, autógrafos e alguns minutos de brincadeira casual. Eu estava no topo do mundo, inspirado e pronto para qualquer coisa. O RAINBOW veio a Copenhagen mais algumas vezes ao longo dos próximos anos e cada vez que vocês estiveram aqui, a banda fundiu minha mente, e por uns bons três anos, foram a minha banda favorita absoluta no planeta.
Ao longo dos anos tive a sorte suficiente de me encontrar com você uma meia dúzia de vezes ou menos e cada vez você estava tão amável, atencioso e gentil como você estava em 1976, fora do hotel.
Quando finalmente tivemos a chance de tocar juntos na Áustria em 2007, eu estava literalmente voltando a ser aquele moleque seboso que você conheceu e inspirou 31 anos atrás e foi uma baita honra e um sonho partilhar um palco com você e com o resto das lendas do HEAVEN & HELL.
Um par de semanas atrás, quando eu soube que você não ia ser capaz de se apresentar conosco no Sonisphere, em junho deste ano, eu quis te ligar e deixá-lo saber que eu estava pensando em você e desejando-lhe o bem, mas eu meio que me acovardei, pensando que a última coisa que você precisava em sua recuperação era se sentir obrigado a atender um telefonema de um baterista dinamarquês/fanboy. Eu hoje gostaria de ter feito essa ligação.
Vamos sentir sua falta imensamente nestas datas, e estaremos pensando em você com grande admiração e carinho durante esse prazo. Parece-me bom tê-lo em turnê com o chamado 'Big Four' pois, obviamente, você foi uma das principais razões de as quatro bandas terem existido.
Suas orelhas se queimarão durante essas duas semanas, porque todos nós vamos estar falando, relembrando e contando histórias sobre como ter te conhecido fez a nossa vida muito melhor.
Ronnie, sua voz me impactou e deu poderes, a sua música inspirou e influenciou-me, e sua bondade me tocou e me comoveu. Obrigado.
Muito amor."

Ritchie Blackmore (RAINBOW):
"Ronnie tinha uma voz única e incrível. Sentiremos muito sua falta no mundo do rock n´ roll."

KISS:
“Lamentamos a trágica passagem do grande Ronnie James DIO. Além de sua poderosa habilidade vocal, Ronnie era um verdadeiro cavalheiro, que sempre mostrou muito carinho e amizade para conosco e todos ao seu redor. Sentiremos sua falta”.

Sebastian Bach:
"Chorando agora mesmo em memória do meu herói e amigo Ronnie James DIO. Eu fiz shows e trabalhei com ele, e o amei minha vida inteira. Muito obrigado. O mundo perdeu um dos melhores."

Slash (ex-GUNS N ROSES):
"Ronnie Morreu às 7:45 na manhã de hoje, mas sua música viverá para a eternidade."

David Coverdale (WHITESNAKE):
"Estou muito triste em ouvir que Ronnie se foi... Meus pensamentos, preces e condolências à sua família e amigos."

Mike Portnoy (DREAM THEATER):
"Descanse em paz, Ronnie James Dio... um dos melhores de todos os tempos. Parece que Dime (Dimebag, PANTERA), Rhandy (Rhoads, OZZY OSBOURNE), Cliff (Burton, METALLICA) e Bonzo (John Bonham, LED ZEPPELIN), acabaram de achar um vocalista. Este é um dos dias mais tristes que o metal já teve."

JUDAS PRIEST:
"Nós estamos preenchidos com uma grande tristeza com a terrível notícia sobre nosso amigo Ronnie JamesDIO. Nossas condolências e amor vão para Wendy e família. Ronnie foi um homem maravilhoso e sua perda é lamentável."

TWISTED SISTER:
"Os membros do Twisted Sister, junto com milhões de fãs ao redor do mundo lamentamos a morte de nosso amigo Ronnie James DIO. Ronnie não era somente um gigante na cena metálica mundial, mas também uma das pessoas mais legais que você poderia conhecer. Começando em 1983 quando fizemos nossa primeira turnê juntos no Canadá, e continuando durante os últimos sete anos que tocamos em vários festivais ao redor do mundo, Ronnie era um dos mais apoiadores e graciosos membros da música. Nossos pensamentos e preces estão com Wendy (esposa) e família de Ronnie."

Glen Hughes (DEEP PURPLE, BLACK SABBATH):
"Hoje é um dia muito triste... Eu perdi um amigo muito querido. Ronnie era um verdadeiro líder do heavy metal... um ícone e um visionário... Nunca haverá outro como ele. Ronnie me deu sabedoria, e mostrou grande compaixão desde quando estava no ELF, todos estes anos, quando estávamos em turnê juntos no meu tempo com o DEEP PURPLE. Ele foi um maravilhoso e gentil professor. Eu sentirei sua falta, companheiro."

Ralph Santolla (OBTUARY, DEICIDE, DEATH, ICED EARTH):
"Não existe uma pessoa no metal hoje que não deva alguma coisa a Ronnie James Dio. Eu tive o prazer de conhecê-lo, e ver ele em ação várias vezes, incluindo a Black and Blue Tour (com BLACK SABBATH e BLUE ÖYSTER CULT). Ele costumava tratar todos como iguais, mas poucos eram iguais a ele. Descanse em paz, e Deus o abençoe."

Rowan Robertson (guitarrista do DIO no disco "Lock Up the Wolves"):
"Fui um privilegiado em fazer parte da vida e da música de Ronnie James DIO. Meus sentimentos aos familiares."

Danny Vaughn (TYKETTO):
"Ainda estou balançando a cabeça de forma negativa ao pensar que Ronnie James DIO se foi. Realmente machuca pensar que ele morreu."

ANTHRAX:
"Dio, Deus em italiano. Palavras não farão justiça, então nem tentaremos."

Ronny Munroe (METAL CHURCH):
"Dio foi a minha inspiração e de milhares de outros cantores. Seu legado permanecerá. Obrigado e descanse em paz, Ronnie."

THE QUIREBOYS:
"Tivemos o privilégio de tocar com Ronnie em vários festivais ao redor do mundo. Ele era uma ótima pessoa e um dos melhores cantores da história do Rock. Sentiremos sua falta, mas a voz viverá. Long Live Rock and Roll!."

Iron Maiden:
"É com grande tristeza que ficamos sabendo que Ronnie perdeu sua batalha contra o câncer de estômago, e as nossas sinceras condolências vão para sua esposa Wendy e sua família neste momento terrível. Desde o começo no ELF, BLACK SABBATH e DIO, até seus dias mais recentes à frente do HEAVEN & HELL, Ronnie, desde sempre provou seu talento como vocalista, sempre dando tudo de si para seus fãs e sua música. Ronnie não foi apenas um vocalista incrivelmente talentoso, mas também uma pessoa maravilhosamente afável, inteligente e generosa e essa pessoa brilhou tanto em cima quanto fora do palco, deixando uma marca positiva em todos que entraram em contato com ele. Um amigo de longa data do Maiden, que tocou vários shows juntos ao longo dos anos e vamos todos sentir muito sua falta. O mundo perdeu um talento insubstituível e, em primeiro lugar, um dos melhores seres humanos que você poderia sempre querer conhecer.

Steve, Bruce, Adrian, Dave, Janick, Nicko e Rod".

Tim Ripper Owens (Judas Priest, Iced Earth):
"Um dia triste, um dia muito triste!Perdemos um grande ser humano e o melhor cantor de rock do mundo.
Ronnie foi o meu herói e meu amigo, vou sentir falta dele e de suas amáveis palavras. Ele me ensinou muito no palco e fora dele.
Eu também gostaria de dizer que meu coração está pesado por Wendy DIO (esposa e manager de Dio), e todos nós devemos mantê-la em nossos pensamentos e orações. Eu não consigo pensar em Wendy sem Ronnie como em Ronnie sem Wendy. Nós todos amamos você, Wendy... e todos nós vamos sentir sua falta, Ronnie, e nós te amamos por tudo que você nos deu!"

Queensryche:
"Ronnie James DIO foi sem dúvida um dos maiores artistas do heavy metal e continuará a influenciar o mundo do heavy metal para sempre. Ele foi certamente uma grande influência para o QUEENSRYCHE e durante o nosso caminho se tornou também um amigo querido. Nós sentiremos muito a sua falta, mas Ronnie viverá sempre que fizermos o sinal dos chifres (N.T.: Marca registrada do cantor)! O homem da montanha prateada será sempre nosso arco-íris na escuridão" (N.T.: Fazendo um trocadilho com títulos de músicas de DIO na sua ex- banda RAINBOW e também de sua carreira solo).

Udo Dirschneider:
"Ronnie James DIO - Descanse em paz.Ontem o mundo perdeu o maior vocalista do Rock 'n' Roll: Ronnie James Dio!  Nossos sentimentos estão com a sua família e amigos. Descanse em paz Ronnie!!!! O Rei está morto, vida longa ao Rei! O Rock 'n' Roll nunca morrerá!"

Kiko Loureiro (Angra):
"Ninguém entendeu melhor o que é interpretar este estilo do que ele. DIO certamente serviu de exemplo para todos, mostrou que podemos ir longe por muitos anos aos palcos com energia e atitude.
Me lembro claramente da camiseta que mais gostava de usar aos meus treze anos. Era a do 'The Last In Line', um dos seus trabalhos em carreira solo mais marcantes. O mais inspirador disso tudo é que a vi pela primeira vez quando meu professor, na minha primeira aula de guitarra, me mostrou como se adivinhasse que aquela demonstração era em cheio o que eu queria fazer da vida.
Baixinho de voz gigante, que sempre disse que banda de Metal não deveria compor baladas e, ao mesmo tempo, as introduções lentas de suas músicas acabariam por se tornar hinos imortais pro estilo. Dos discos que mais escutei na vida, com certeza está o 'Live Evil' do BLACK SABBATH. Nessa obra em específico, todas as músicas da banda estão como devem ser cantadas!
Sempre preferi o 'Look out' ao 'We love you all'. A melhor voz do Heavy Metal estará para sempre conosco. Deixo aqui meus pensamentos fragmentados e vou tocar o “Don't Talk To Strangers” para me consolar...”

Edu Falaschi (Angra):
"Ontem a noite, 16 de maio (domingo), eu estava voltando de Manaus após um fim de semana inesquecível com o ANGRA, e tive umas das notícias mais tristes da minha vida: Ronnie James DIO nos deixou! O mundo perde o melhor cantor de Metal da história, mas acima de tudo, perdemos uma das almas mais brilhantes que já existiu na terra! Um artista que idolatrava seus fãs incondicionalmente e que fazia aquilo que realmente amava: cantar Heavy Metal! DIO foi meu grande mestre, a pessoa que me inspirou como artista e ser humano! Meu grande e ÚNICO ídolo se foi! Dificilmente um dia preencherei esse vazio que hoje reside em meu peito! Gostaria de deixar aqui meus sinceros pêsames a toda família DIO. Que Deus ilumine seus caminhos! Enfim, ficará eternizada em nossos corações sua arte, sua música, sua lição de vida e, principalmente, suainigualável voz! DIO, nós te amaremos pra sempre! Obrigado por sua existência! 16 de Maio, o dia mais triste da história do Rock e do Heavy Metal!"

Tonni Iommi (Black Sabbath, Heaven And Hell):
Ontem 16 de Maio meu querido amigo Ronnie James DIO morreu às 7h45 da manhã, horário de L.A. Estou em choque total; Eu simplesmente não posso acreditar que ele se foi. Ronnie era uma das pessoas mais legais que eu já conheci. Tivemos alguns momentos fantásticos juntos. Ronnie amava o que fazia, compor músicas e cantar no palco. Ele amava tanto seus fãs. Ele era um homem amável e podia colocar-se em segundo plano para ajudar aos outros. Eu posso honestamente dizer que verdadeiramente foi uma honra tocar ao seu lado todos estes anos. Sua música viverá para sempre. Temos muita consideração pela Wendy DIO [esposa e administradora de Ronnie] que esteve com Ronnie até o final. Ele a amava muito. O homem com a voz mágica é uma estrela entre as estrelas, um profissional verdadeiro. Vou sentir muito a sua falta, meu querido amigo."

Joe Lynn Turner:
"Isto é uma tragédia. Ronnie era um verdadeiro 'gentleman' do Rock. Perdemos muito mais que uma lenda, mas seu legado viverá para sempre."


Fonte: whiplash.net

Nenhum comentário: