Vertentes do Metal: New Metal



por André Wilker*


Bem vindos amigos do blog Audio & Rock N Roll, mais uma vez, discutindo assuntos que não nos deixam dormir sossegados, demasiada a importância que o assunto possui ao mundo do rock e da musica em geral. Os roqueiros são, por natureza, conservadores no que diz respeito às novidades que surgem e que vão continuar surgindo, e muitas vezes, têm dificuldade em aceitar novas expressões.

Existe um pensamento no universo rock de que uma banda boa não deve ter tendência à visão comercial, mas como sobreviver de musica sem pensar em dinheiro? Discutir o gosto musical particular de cada pessoa não faz sentido algum, então vamos apenas analisar e discutir à respeito.

Esse histórico foi retirado do site Wikipedia, está resumido, mas serve para que nos contextualizemos.




História do New Metal (ou Nu metal, como preferir)


Não se sabe exatamente qual foi a primeira banda rotulada de new metal. Algumas delas foram Deftones, Korn e 311. Algumas eram chamadas de aggro rock (vem de aggressive) e outras como Machine Head e Slipknot eram chamadas de metal alternativo. Com o tempo essas e outras bandas mais novas foram agrupadas num mesmo estilo pela grande mídia, especialmente pela revista Kerrang!; o rótulo ganhou ainda mais força por causa disso.

No final da década de 1990, grande parte das bandas de nu metal que começavam a ter relevância no cenário musical tocavam no Ozzfest, um festival  ambulante com bandas de heavy metal e rock and roll pesado" tendo à frente o Black Sabbath e Ozzy Osbourne. O Family Values Tour também teve um papel decisivo na história do nu metal. Organizado pelo The Firm - o empresariado do Korn -, o Family Values servia de vitrine para o estilo. No primeiro ano da turnê (1998), só para ter uma idéia, tocaram o Incubus, Limp Bizkit e Orgy.



Precursores


Há quem diga que o nu metal é uma extrapolação do funk metal californiano, balizado pelo trio Faith No More, Jane's Addiction e Rage Against the Machine. O funk metal antecedeu a mistura de heavy metal, funk, rock alternativo e hip-hop tão característica do nu metal. O alternative metal de bandas como Helmet, Faith No More, Living Colour e Rage Against The Machine. Muitas características dessas 4 bandas são encontradas nas bandas de new metal. A afinação baixa e os constantes riffs de pausa e ataque e a caixa de bateria seca alternado entre o metal setentista e o hip hop criados pelo Helmet, junto com muito dos barulhos noise e alternâncias do Rage Against the Machine, o vocal de Mike Patton do Faith No More e o groove do Living Colour deram muito das bases do que viria a ser o new metal. O tipo de riff de pausa e ataque constantes e caixa de bateria criados pelo Helmet se tornaria uma das características destacadas do nu metal.

O nu metal também têm forte influência do metal industrial, principalmente a banda Nine Inch Nails. As letras implosivas e introspectivas de Trent Reznor, aliada à sua habilidade de misturar estilos díspares – thrash metal, EBM, hip-hop – foi influente no "calderão musical" promovido pelo nu metal. Outras bandas de industrial influentes para o nu metal foram o Ministry e o White Zombie. Ainda dentro do heavy metal, podemos citar o neo-thrash do Sepultura, Prong, Pantera e o Machine Head.

Uma outra grande influência do nu metal é o grindcore inglês do Carcass, Bolt Thrower e Napalm Death. Citadas em diversas entrevistas pelo Korn, o protótipo- mor do 'Novo Metal', é provavelmente delas que o Korn tirou a idéia de botar seus instrumentos de corda numa afinação gravíssima. É interessante perceber que
no "Reek of Putrefaction" (1988) o Carcass já afinava 2 ½ tons abaixo do padrão (Si). No disco "Realm of Chaos" (1989), do Bolt Thrower, a banda tinha as guitarras afinadas 3 ½ tons abaixo (Lá) – incidentemente, a mesma afinação do Korn. Por último – e talvez mais importante – temos o "inprint" musical do hip-hop, contribuindo em muito pela a popularidade do estilo nos EUA. Tanto o hip-hop do "West Coast" (os californianos Cypress Hill e N.W.A) como o hip-hop do "East Coast" (Beastie Boys) deixaram marcas indeléveis nas bandas desse estilo.

Considero uma característica fundamental do New Metal a alternância entre vocais, ora guturais, ora melódicos. Outra coisa, os riffs de guitarra, por vezes criados sobre acordes dissonantes, o que causa o clima de tensão. Efeitos sonoros com a guitarra, como os encontrados nas musicas do Korn e do Rage Against são comuns a esse estilo.

A denominação “New” é empregada pra toda essa safra de bandas novas, mesmo correndo o risco de cometer algum lapso agrupando na mesma categoria bandas como Korn e System of a Down, Deftones e Disturbed e etc.

É isso aí amigos, vamos discutir o assunto e ampliar nossos horizontes.


*André Wilker é músico, guitarrista.

Nenhum comentário: