Modelos marcantes de guitarras

por Mário Megatallica

Sou fã de guitarras. Desde a adolescência fico maravilhado com os diversos modelos que vejo por aí - e fiz este artigo para dividir com você um pouco da minha admiração por guitarras. Juntei algumas fotos de um pequeno álbum que formei e decidi colocar aqui os modelos que, aparentemente, são os mais comuns que encontramos nas mãos dos guitarristas mais famosos do Rock. O legal dessa galeria é constatar que alguns modelos foram retrato de uma época, enquanto outros parecem ser eternos, à prova do teste do tempo devido à sua indiscutível qualidade e importância histórica. Vejamos então o que separei para expor na minha galeria pessoal!


1 - GUITARRA FENDER STRATOCASTER
Esta guitarra praticamente ditou os conceitos primordiais de timbre adotados a partir de sua criação. Com três captadores e ponte flutuante para uso de alavanca, tornou-se um modelo lendário após ser adotada por guitarristas como Jimi Hendrix, David Gilmour e Yngwie Malmsteen.



2 - GUITARRA FENDER TELECASTER
Esta variação da Strato com apenas dois captadores e sem alavanca se tornou um modelo marcante, principalmente em território britânico.



3 - GUITARRA GIBSON LES PAUL
O modelo de Lester William Polfus, mais conhecido como Les Paul, não foi aceito pela Gibson Guitars na primeira oferta. Mas anos depois este erro foi desfeito pelos donos da empresa, que lançaram a Gibson Les Paul, podendo assistí-la se tornar sinônimo de guitarra com o passar do tempo.



4 - GUITARRA WOLFGANG EVH
Quando Eddie Van Halen estourou mundialmente no fim da década de 70 com a sua técnica até então inovadora dos "tappings", ele acabou revelando involuntariamente mais um modelo marcante de guitarra, no caso, a sua Wolfgang EVH. Pelo foto abaixo podemos ver porquê.



5 - GUITARRA SEMI-ACÚSTICA (hollow body)
As semi-acústicas foram bastante adotadas  por guitarristas de  blues e rockabilly por sua sonoridade mais aveludada, suave. Eram quase como violões eletroacústicos. B.B. King se tornou um dos maiores guitarristas da história com um modelos destes.



Na segunda parte deste artigo veremos guitarras mais estilizadas, que marcaram época por sua estética peculiar. Até lá!


4 comentários:

Anônimo disse...

Linus Pauling??? O Linus foi um químico chato que todos odeiam no 2º grau! Quem criou o modelo Les Paul foi um cara chamado Les Paul mesmo. Lendário guitarrista de jazz, morreu em 2009.

r. disse...

a guitarra que o Jimi usou é a mais marcante, DE FATO!

mas de qualquer jeito, o post está ótimo cara, valeu pela iniciativa.

o tema desse blog é ótimo. Voltarei mais vezes.

Mario Augusto S.B. disse...

Errata: o nome correto de Les Paul é Lester William Polfus. Erro corrigido. ;)

André Araise disse...

O Sr. Les Paul fabricou com suas próprias mãos dez guitarras. Na fábrica da Gibson nos EUA tem o nome dos donos de cada uma das dez guitarras. Uma delas é de Hebert Viana (Paralamas)que também tem outras 50 guitarras. Achou que era do Slash né? hehehe, mas não, o Slash só tem uma Les Paul que comprou quando assinou o contrado com o Guns...