Native Instruments lança o Alicia´s Keys

Há muito tempo existem os samplers de piano, porém enquanto a maioria dos fabricantes se preocupa em samplear pianos tradicionais como o Steinway D, Boesendorfer 290 e Yamaha C7, a Native Instruments resolveu samplear um piano muito especial: o próprio Yamaha C3 Neo que pertence à uma ilustre proprietária: a Alicia Keys, sendo este piano um dos 3 únicos que existem no mundo. Caso você não more neste planeta e não acompanhe o show biz vale lembrar que a Alicia Keys é uma das mais expressivas artistas da atualidade, alcançando o título de superstar e ao longo de sua carreira já acumulou vários prêmios Grammy, além de ser uma exímia pianista e verdadeira beldade. 

Esta biblioteca foi gerada a partir do próprio piano da artista, inclusive tocado por ela e totalmente gravada em seu estúdio particular pelos competentíssimos Tomas Skarbye e Ernest Cholakis (dois dos mais importantes criadores de bibliotecas de samples de nossa geração) e com ajuda de Niels Liberg, especialista de programação em Kontakt e de Ann Mincieli, super engenheira de gravação premiada com um Grammy.

O ponto alto desta biblioteca é o realismo, tanto na ressonância do piano, como nos barulhos e também na dinâmica. Para ajudar ainda mais na imagem virtual pode-se ajustar um reverb de convolução para colocar o piano em um espaço verossímil.

São mais de 3000 samples acomodados em um arquivo que ocupa quase 7Gb graças aos incríveis algorítmos de compactação e descompactação de arquivos que manejam 17Gb de samples no formato WAV do motor Kontakt.

Dentre as características mais importantes deste piano virtual podemos citar:
• O som do próprio piano da Alicia Keys.

• Sampleamento meticuloso com som dos dedos tocando as teclas (ajustável).

• Ressonância simpática das cordas que estão livres e que não foram percutidas ou quando o pedal de sustain estiver acionado.

• Barulhos dos mecanismos individuais de cada uma das 88 teclas e dos pedais.

• Reverb de convolução.

• Half damping - Acionamento progressivo do pedal de sustain.

• Kontakt Player incluso.


Nenhum comentário: