Álbum Dio, de Jorn Lande



por Mário Megatallica

Poucos dias após a morte do lendário vocalista Ronnie James Dio, o também vocalista Jorn Lande lançou o videoclipe  da  música "Song for Ronnie James", que faz parte do seu mais novo álbum, Dio. Este álbum é um tributo à obra e influência que o baixinho italiano exerceu na carreira do gigante norueguês. A questão levantada na época é que o lançamento do álbum (que na verdade aconteceu quase dois meses depois da morte de Dio) seria uma atitude oportunista de Jorn, que estaria se aproveitando da morte de Dio para promover seu novo álbum. Eu, pessoalmente, não considerei o fato dessa forma, já que a comoção pela morte de Dio levou todos os seus fãs ao redor do mundo a fazerem tributos pessoais ao seu ídolo; e se anônimos do mundo todo podem fazer isso, por que um vocalista famoso também não poderia? E pra ser sincero, a música Song for Ronnie James é um tributo à altura da  importância de Dio para o Heavy Metal e seu lançamento na véspera da morte de Dio realmente foi algo especial para os fãs dos dois vocalistas.


Song for Ronnie James é a primeira faixa de um álbum repleto de covers de músicas de Dio. Jorn preferiu manter o foco de seu álbum-tributo na carreira solo e na fase "sabbathiana" de Dio, selecionando um repertório que mostra de forma bem clara a riqueza musical e a influência deste vocalista cuja obra é atemporal. Song for Ronnie James tem andamento lento, com "pegada" de  Black Sabbath, porém, sem perder a característica melódica do estilo de Jorn Lande, e o mais interessante é que a letra da música está repleta de frases criadas com nomes de músicas de Dio, o que a torna muito mais emocionante para quem é fã de Dio pois a cada nome de música citado por Jorn percebemos que Dio deixou como legado vários hinos do  Metal. Inclusive, é muito interessante perceber a interpretação de Jorn  no video, quase sempre com expressão consternada, abatida, saudosista... creio que o plano dele seria prestar essa homenagem durante a vida e não a morte de Dio. A música ainda possui solos velozes, bem variados e melódicos e riffs cromáticos que deixam o clima bastante tenso.

As outras faixas são covers diversos da carreira de Dio, entre os quais clássicos de sua fase solo, como Stand Up And Shout, Kill The King, Push , Don´t Talk To Strangers, e um medley fantástico e pesado de músicas da fase Black Sabbath, com músicas dos álbuns Heaven and Hell, Mob Rules e Dehumanizer - a "trinca de  ouro" de Dio na referida banda. Esse medley com certeza vai inspirar muitos fãs pois conta com alguns dos riffs mais matadores e vocais mais marcantes de Dio dentro do Black Sabbath, tudo com produção impecável: timbres pesados e limpos de bateria, guitarras e baixo e qualidade de som cristalina. O vocal de Jorn? Nunca esteve tão bem tecnicamente. Jorn não fez questão de esconder a influência de Dio na sua forma de cantar; usou bastante "drive" na voz, não deixou de executar nenhuma nota aguda (o que é difícil, quando se trata de cantar como Dio), mandou bem nos vibratos e notas prolongadas, inclusive nas mais altas.

Dio, o álbum de Jorn Lande, sem dúvida alguma  é um tributo à altura da importância de Dio, o vocalista, para o mundo do  Metal, e não deixou a desejar em nenhum aspecto de sua produção. Do encarte ao playlist, tudo está coerente e de muito bom gosto, de forma que acredito que Dio se sentiria lisonjeado por receber uma homenagem como esta. Aliás, se considerarmos os comentários postados por fãs de Dio e Jorn no video de Song for Ronnie James no Youtube, provavelmente estamos assistindo ao nascimento de mais um ícone do  Metal (Jorn Lande) mas isso só o tempo dirá...

Álbum: Dio (Julho/2010)
Artista: Jorn Lande
Faixas: Song for Ronnie James,  Invisible, Shame on the Night, Push, Stand up and Shout, Don´t talk to Strangers, Lord of the last Day, Night People, Sacred Heart, Sunset Superman, Lonelly is the Word/Letters from Earth, Kill the King, Straight to the Heart.
Nota: 10,0

Nenhum comentário: