Dicas de procedimentos para gravação de bateria


O baterista brasileiro Acácio Carvalho (Dark Avenger, Vougan) é um dos mais promissores bateristas da cena musical americana atual e sua experiência com diversos artistas e bandas naquele país renderam lições que ele compartilha com você neste artigo para que o processo de gravação de bateria seja o mais proveitoso possível. Confira!

Dicas de procedimentos para gravação de bateria
por Acácio Carvalho*

Eu tenho gravado com diferentes bandas e artistas por pelo menos 12 anos, e durante este período passei por diversas situações em estúdio. Algumas destas situações fugiam totalmente do meu controle, mas grande parte delas eu pude solucionar e aprender no processo. Baseado neste aprendizado consegui identificar algumas coisas que precisam ser respeitadas durante uma gravação para que o processo flua e você consiga realizar o trabalho com eficiencia. Aqui vão algumas delas: 

1 - Gaste tempo com a pré-produção 
Tão importante quanto a "produção" é a "pré-produção". Durante a pré-produção você tem a oportunidade de ouvir o material sem estar tocando seu instrumento, desta maneira você pode se concentrar nos detalhes e identificar pontos fracos de cada faixa antes de ir para o estúdio gravar a bateria final. A pré-produção não precisa ser feita de forma profissional, você pode se gravar com qualquer gravador, o importante é você poder se ouvir antes de ir para o estúdio e gravar a versão final do disco. 

2 - Tenha um som sólido na sua mente 
Antes de entrar em estúdio, tenha claro em sua mente o som de bateria que você quer para cada uma das faixas. Não existe nada pior do que um disco com um som de bateria "genérico", artificial e sem personalidade. Explore todas as possibilidades sonoras da sua bateria, experimente peles diferentes, afinações diferentes, pratos diferentes, baquetas, etc. Encontre o som que você busca ainda dentro do estúdio, não espere que a mix vá resolver seus problemas. 

3 - Mantenha seu equipamento novo 
Esta é uma regra com raras exceções. Equipamentos novos quase sempre soam melhor em estúdio, desde tambores até pratos e peles. Porém, evite trocar as peles no dia da gravação, troque-as cerca de 5 dias antes de ir para o estúdio, depois deste período elas irão segurar melhor a afinação. Evite também usar equipamentos que você nunca usou antes, se você nao estiver confortável com o equipamento, nao traga para o estúdio. 

4 - Conheça o território 
É muito importante que você conheça pelo menos alguns conceitos básicos do processo de gravação da perspectiva do engenheiro de som. Procure conhecer como as coisas funcinam no estúdio, desde o software de gravação até os pré-amplificadores, microfones, cabos, compressores, efeitos, etc. Com este conhecimento você vai conseguir se comunicar melhor com o engenheiro de som (ou produtor) e consequentemente terá resultados melhores. 

5 - Ouça o produtor 
Um produtor qualificado e com conhecimento de mercado pode ajudar muito no resultado final de um disco. Muitas vezes o produtor irá apontar alguns dos seus arranjos e dizer que estão muito complexos, as vezes ele te dirá para tocar muito mais simples do que você está acostumado, pegar no seu pé a respeito do andamento, precisão, etc. Você precisa colocar o ego de lado e fazer oque for preciso para melhorar a música com seu instrumento, as vezes tudo que a música precisa é um simples groove em 4/4 e isto precisa ser respeitado. 

Estas são algumas dicas que podem ser úteis antes de você entrar na sua próxima jornada em estúdio. Independente do estilo musical, público-alvo, gravadora ou qualquer outro fator que possa influenciar no seu som, é muito importante que você conheça os seus limites e busque o máximo possível de conhecimento na área, para lidar de igual para igual com outros músicos, produtores e engenheiros que você irá encontrar em sua jornada. Um grande abraço a todos e boa sorte nas gravações! 

Keep drumming!!! 


*Acácio Carvalho é a mente criativa por traz de alguns notáveis projetos e bandas ao redor do mundo. Ele é um músico de estúdio muito requisitado no mercado Norte-Americano, além de um compositor e visionário que continua deixando sua forte marca na indústria musical mundial. Sua discografia inclui uma grande variedade de estilos e gêneros, indo desde metal extremo até música latina. Entre as bandas e projetos que Acácio gravou e/ou esteve em turnê, estão nomes como "Single Bullet Theory" e "Quester" dos Estados Unidos, "Kaisas" da Grécia, "Dark Avenger" e "Vougan" do Brasil, entre outras. Hoje Acácio reside nos Estados Unidos e continua gravando e fazendo turnês com diversos artistas da cena rock/metal mundial.

www.acaciocarvalho.com

Nenhum comentário: