Resenha: Workshop Roland Home Studio em Goiânia

Aconteceu na última segunda-feira, 22/08, em Goiânia, o Workshop Roland Home Studio: dicas e truques, realizado pela loja Harmonia Musical em parceria com a Roland.

O workshop foi ministrado pelo consultor de produtos da Roland, Renan Dias, que abordou temas relacionados ao mundo da produção musical em home studio. Alguns dos assuntos discutidos com a platéia (formada predominantemente de músicos e produtores musicais de nível intermediário) foram: taxa de amostragem (16/44.1KHz x 24/96KHz), diferenças entre arquivos .WAV e .mp3, técnicas de compressão de áudio (Side chaining compression e Bus compression), além de exemplos de aplicação de plugins de vocoder e afinação dentro do Sonar X1.

Apesar de serem assuntos interessantes, foi notável a frustração da platéia em relação à superficialidade dos mesmos. Todos os presentes esperavam ver dicas e truques de técnicas de gravação e mixagem em nível mais profissional - e não a explanação de conceitos básicos. Um dos presentes chegou a solicitar ao consultor da Roland que viesse a Goiânia novamente, mas para ministrar um curso completo e profissional para os que ali estavam, ja´que na cidade não há nenhum curso profissional de áudio e pelo fato de que poucos dispõem de tempo e recursos financeiros para fazer um curso em São Paulo. A resposta de Renan foi um balde de água-fria: informou que a Roland não promove cursos, mas somente palestras. Fica aí a dica para quem quiser ganhar dinheiro em Goiânia: ofereça um curso de áudio pra os músicos e produtores da cidade!

A iniciativa da Harmonia, entretanto, foi muito boa e palestras desse tipo sempre são bem-vindas. Além da oportunidade de conhecer melhor produtos da Roland e o software Sonar, os alguns presentes puderam ganhar brindes como pendrives, alças de instrumentos, CDs do Sonar X1 e uma interface Roland Duo Capture. Parabéns a todos que lá estiveram e até a próxima!







*Fotos: Anderson Rosal - cortesia da Harmonia Musical. Clique aqui para ver mais fotos.

Nenhum comentário: