Avid ProTools 10 e suas novidades

Durante a convenção da AES, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de outubro em Nova York, foi lançado oficialmente o Pro Tools 10. A primeira pergunta que muita gente fez foi: é 64 bits? E a resposta foi: não, o Pro Tools continua sendo um aplicativo 32 bits, e muita gente ficou decepcionada. No entanto, o Pro Tools 10 funciona perfeitamente em ambiente 64 bits e com os drivers 64 bits de algumas interfaces de áudio.


A partir de agora o padrão para quem trabalha com DSPs é o sistema composto pelas novas placas HDX e as novas interfaces Avid. As placas são novas, têm 5 vezes mais poder de processamento e 4 vezes mais conversores que a série anterior. Contam agora com duas portas de entradas e de saídas cada uma e permitem até 64 canais de entada e de saída por placa com um máximo de 256 canais simultâneos entrando e saíndo do software (com no mínimo um sistema com 4 placas - um PT HD4).

Em termos de novidades no software, o frisson é causado pelas funcionalidades Clip Gain, fades automáticos e Disk Cache, principalmente.

Para ler a matéria completa clique aqui.


Nenhum comentário: