Conhecendo o Ohm Studio

por Mário Megatallica

Primeira versão do software de produção do grupo Ohm Force, o Ohm Studio já conseguiu uma grande façanha: despertar a curiosidade de músicos de todas as partes do mundo. Muitas pessoas já criaram sua conta no site do fabricante para poder participar da "brincadeira" que, na prática, se tornou o maior atrativo deste software até agora. Esta brincadeira é a criação de projetos musicais compartilhados com músicos de diferentes lugares.

O software, após sua instalação, exige um procedimento até então inesperado por qualquer músico/produtor, que é o "login de usuário". Este login, na prática, conecta você ao site do Ohm Studio, onde outros usuários estão logados, possibilitando que todos que estejam online possam conversar e  compartilhar projetos musicais através de um simples clique no botão "Share", localizado no painel de controle do software.


Depois de logar, você passa a estar disponível para um chat com outros usuários e então, depois de trocar umas ideias com outros músicos, há a possibilidade de convidar pessoas para participar de suas gravações - ou ser convidado por alguém para participar de outros projetos. Essa "brincadeira" é chamada pelo fabricante de collaborative music making (composição musical colaborativa).


A composição colaborativa via internet se tornou uma tendência em estúdios com o advento da internet e se popularizou a partir dos anos 2000. O baterista brasileiro Roberto Salaberry foi um dos primeiros artistas brasileiros a aderir a esta forma de composição, lançando três álbuns (que posteriormente foram indicados ao prêmio Grammy Latino) e, na sequência, criando o curso "E-Rec" de produção musical via internet . 

No início, era necessário que cada arquivo do projeto fosse enviado para o músico convidado por meios "alternativos", como por exemplo em CD ou em forma de links de sites de hospedagem de arquivos como o Rapidshare. O que o Ohm Studio está possibilitando agora é que esse contato entre músicos de locais diferentes se torne mais prático e mais rápido - ao alcance de um clique na caixa de diálogo na área de trabalho do software - o que, em pouco tempo, deve se tornar uma nova tendência de mercado. Sim, provavelmente o grupo Ohm Force esteja se tornando pioneiro de uma nova tecnologia, criando ao mesmo tempo uma plataforma de composição musical online e, possivelmente, uma rede social particular voltada exclusivamente para músicos. Mas isso só o tempo poderá dizer...

O certo é que o Ohm Studio promete levar a composição a um novo nível com seu recurso de compartilhamento de projetos e criação musical colaborativa online. Sua primeira versão foi lançada recentemente e está disponível para download gratuito.

Ficou curioso para saber mais sobre este software? Confira o video abaixo ou participe do canal  do Ohm Studio no Youtube.


Nenhum comentário: