Tecnologia MIDI completa 30 anos

Quando a tecnologia MIDI surgiu, na década de 80, após anos de experiências e aperfeiçoamentos em sintetizadores artesanais, provocou uma revolução na chamada Música Pop. Hoje, se encontra totalmente integrada ao nosso cotidiano - e apesar disto, muitos de nós nem lembram que ela existe.


Confira o artigo abaixo, escrito por Camilo Rocha:

"Esta semana alguns sites estão destacando o aniversário de 30 anos do MIDI. Se você não trabalha com música, é provável que nunca tenha ouvido falar disso. Saiba, porém, que o MIDI é uma das revoluções musicais das últimas décadas. Mudou a maneira como se toca e produz música. De tabela, influenciou praticamente tudo que ouvimos.

MIDI quer dizer, em inglês, Musical Instrument Digital Interface, ou “interface digital de instrumento musical”. Esse nome já dá uma pista clara do que se trata o MIDI. É um protocolo, uma linguagem única para que instrumentos eletrônicos (sintetizadores, baterias eletrônicas, computadores com software musical) possam “conversar” entre si. Todo instrumento com MIDI tem duas entradas, MIDI In e MIDI Out. O cabo tem seis pinos.

Os primeiros sintetizadores MIDI foram o Prophet-600, da Sequential (foto), e o JX3P, da Roland. Em pouco tempo, todos os novos lançamentos estavam convertidos ao protocolo. Os softwares musicais, que se popularizaram a partir do fim dos anos 80, também falavam a língua MIDI. Graças a ela, você pode usar um teclado musical para tocar sons que estão no seu computador."

Leia o artigo completo clicando aqui.

Quer saber mais sobre o Midi? Clique aqui para ler um artigo do BlogAeRR.


Nenhum comentário: