Bella Utopia lança o clipe de "Dilema do Prisioneiro"

Rickson, Isabela, Maldonalle e Junão.


Assista o novo videoclipe da banda Bella Utopia e confira uma entrevista exclusiva com a vocalista Isabela Eva.



 por Mario Megatallica

Há pouco mais de duas semanas a Bella Utopia fez uma apresentação ao vivo em Goiânia no centro cultural Martin Cererê. A banda também lançou hoje, no Dia Mundial do Rock (13 de Julho), seu novo videoclipe, "Dilema do Prisioneiro". Apesar de o CD homônimo ter sido lançado há vários meses, as atividades em torno dele continuam em ritmo acelerado. Fale sobre as ações de promoção do "Dilema do Prisioneiro" e como tem sido a resposta dos seguidores da banda para este álbum.

CD "Dilema do Prisioneiro"
O CD foi lançado em dezembro do ano passado. E foi feito desde então uma divulgação para blogs direcionados. Recebemos resenhas positivas de várias partes, como Argentina, Portugal, Inglaterra, e claro, Brasil. A de Portugal inclusive foi a primeira. Ainda temos várias pessoas interessadas em fazer a resenha. Às vezes não dá tempo de mandar pra todo mundo. Estava direcionando a divulgação inicialmente para esses blogs. Mas o início dos shows se fez necessário. Os seguidores da banda estão sempre ligados nas novidades, mas muitos estão fora do nosso Estado, e ainda não fechamos uma turnê oficial. Tem que ir pro palco, não adianta. Mas sem ansiedade. Foda é muita gente cobrando mais shows. 


A grande novidade neste momento é o videoclipe "Dilema do Prisioneiro". É bem perceptível, através das imagens contidas nele, que houve um planejamento por parte da sua equipe de produção para captar imagens que "falam por si mesmas". Conte como aconteceu o processo de concepção do roteiro deste videoclipe.

A parceria com o Diretor de Fotografia Emerson Maia, dono da TNL Produtora, foi fundamental para o resultado final. Ele trouxe toda a bagagem dele do cinema e isso para o clip fez a diferença. E ainda me deu a oportunidade de fazer a direção e o roteiro. Falando em roteiro, o sistema penitenciário do Brasil é algo que sempre me chamou atenção. Desde quando morava em Brasília e por alguns trabalhos de cinema, vi todo esse universo. Quando escolhi esse tema para o CD, queria,  desde o começo, que tivéssemos a chance de realmente ver de perto o sistema penitenciário daqui. Fiz um trabalho prévio de visita à CPP e uma outra delegacia, onde chegamos a fazer as fotos da banda dentro das celas. O  roteiro acabei criando naturalmente dentro desse discurso das escolhas que fazemos na vida. Depois que faz a coisa errada já era. Vai pagar mesmo. E muitas vezes o ser humano quando está guiado pelo ódio acaba perdendo o controle da mente. O problema é que nossas cadeias não possuem espaço mais para esses surtos ensandecidos de loucura que tomam conta da humanidade. Por isso,  a forma como o ser humano é inserido e tratado na sociedade faz a diferença.  

Gravação do clipe "Dilema do Prisioneiro"

A execução deste vídeo dependia de autorização do governo do Estado de Goiás para que a banda pudesse captar imagens dentro do presídio. Quem foi o responsável por negociar essa autorização com a Secretaria de Segurança Pública? E quais foram as condições exigidas para a gravação dessas imagens?

Eu sempre tomei a frente desse processo e fui atrás de alguns delegados e pessoas que eu já conhecia. Como iniciei o projeto do meu curta Quarto 10, acabei conhecendo alguns delegados através do Dr. Antônio. E existe todo um procedimento de ofícios, autorizações e reuniões. Mas tudo que foi exigido e pedido foi cumprido pela equipe, inclusive o horário. Foi combinado chegar lá às 06:00 e chegamos. O que podia ser mostrado ou não nós cumprimos também. É um local de tensão. Tem que ser feito tudo com muito respeito.  


A banda teve contato com os detentos?

Inicialmente a gente ia fazer a gravação dentro de uma área da CPP que faz um trabalho sensacional de reeducação e integração com os presos. Um local que tem pintura, atividades e é super organizado. Estive lá. Mas a direção depois achou arriscado a participação dos presidiários. O que foi uma pena. Tinha a ideia de fazer como o Metallica fez no "St. Anger". Queria passar a nossa mensagem para eles diretamente. Infelizmente não rolou. Mas quem sabe ainda rola de tocar lá?

Como foi o processo de edição dessas imagens?

A edição foi feita pelo Thomaz Magalhães da TNL. Ele teve o material da banda dentro da CPP e também a situação que criamos do prisioneiro do clip. O bom deles da TNL é que estão acostumados com a linguagem do cinema, o que dá uma clareza na edição. O tempo dos planos facilitou no material que foi editado.



Qual é a mensagem que a banda quer transmitir aos fãs com este vídeo?

O descontrole pode estar dentro de você e não lá fora. O distúrbio chegou, não adianta chorar! 

Ainda falando sobre vídeo, eu gostaria de saber como está o andamento do seu projeto paralelo, o filme "Quarto 10". Explique sobre o que se trata e qual é seu público-alvo.

Quarto 10 (capa)
Esse curta Quarto 10 é um projeto que tenho muito carinho. É baseado em fatos de uma investigação real que chocou o país e o mundo e tem detalhes macabros. Eu tive todo o suporte do delegado responsável à época, Dr. Antônio, que infelizmente faleceu em 2012, no acidente que matou vários delegados em Goiás. O envolvimento dele ao projeto foi tanto que pediu que o nome dele fosse mantido no roteiro. E ainda me contratou para escrever o livro da vida dele que seria lançado junto com o filme. Eu topei. O projeto acabou sofrendo um ruptura com a trágica morte dele, mas estou retomando para acabar esse ano. Será meu primeiro trabalho como diretora, e o roteiro é meu também. A trilha está pronta e foi feita pela banda Bella Utopia, em parceria com o Gustavo Vazquez. A música tema “Distúrbio Chegou” foi feita por mim, mas ganhou uma versão mais pesada com a banda. Já rola até na internet e acabou entrando no repertório dos shows. O filme será direcionado para policiais, estudantes de Direito, amantes do cinema e para os fãs da banda Bella Utopia.  Um detalhe bacana foi a imagen da artista Plástica Laurie Lipton, da Inglaterra. Ela cedeu a imagem e conhecia o caso através de sua assessora que é Portuguesa.


Este filme já tem previsão de lançamento?

Ainda não fechamos uma data específica, mas será ainda esse ano.


Depois deste videoclipe, o que vem por aí?

A banda ainda tem uma missão esse ano de fazer a 4ª edição do HFR (High Fight Rock), evento que une Rock e MMA, e que sempre tem um show da banda. Esse projeto foi criado por mim e já recebeu grandes estrelas do MMA por aqui. A ideia esse ano é colocar outro grande show no evento. Além disso, estamos planejando uma turnê do "Dilema do Prisioneiro", mas depende de muita negociação ainda. E no mais, continuar divulgando o CD. E tocar!



Nenhum comentário: