Microsoft prepara o lançamento do Groove Music Maker

A Microsoft surpreendeu o mundo da tecnologia num evento recente da empresa onde apresentou novidades que prometem revolucionar o fluxo de trabalho em estúdios, anunciando o lançamento do primeiro computador desktop da marca Microsoft e também o possível surgimento de um software de produção.

A gigante dos softwares surpreendeu o mundo no seu evento de apresentação de novos produtos. Entre várias novidades, a mais impactante com certeza foi o anúncio do lançamento do primeiro computador desktop da marca Microsoft, o Surface Studio.


Depois de assistir ao vídeo de apresentação do produto, você (assim como a maioria das pessoas) provavelmente terá a sensação de que está vendo surgir, mais uma vez, um daqueles produtos que a história registrará como "divisor de águas" no mundo da tecnologia. Essa é a descrição do produto de acordo com a própria Microsoft:

"O Surface Studio é uma nova categoria de dispositivo projetada para como as pessoas naturalmente criam e dão vida às suas ideias. A tela PixelSense™ de 28 polegadas mergulha o usuário em 13,5 milhões de pixels de cores puras e reais, e a base dobrável Gravidade Zero permite que a tela seja ajustada facilmente a cada etapa do processo criativo. Quando a tela muda do modo Desktop para o modo Studio, ela abaixa em um ângulo de 20 graus, o mesmo ângulo de uma mesa de desenho padrão, tornando-o ideal para projetar, escrever e desenhar.

Os processadores Intel® Core™ de 6ª Geração, acelerados por uma discreta Unidade de Processamento Gráfico (GPU, na sigla em inglês) NVIDIA® GeForce®, proporcionam desempenho gráfico suave e envolvente e o poder de executar programas profissionais, tais como o software NX™ da Siemens,² levando as pessoas através do seu fluxo de trabalho de ponta a ponta. Agora, arquitetos podem esboçar suas ideias com o Surface Pen, colocá-las em produção usando um poderoso software de modelagem 3D, e rever e marcar planos com um cliente, tudo em um único dispositivo." (fonte: microsoft.com)




Groove Music Maker

Se por um lado a Microsoft desenvolveu uma ótima ferramenta para quem trabalha com imagens, por outro surpreendeu também por ter revelado (mesmo que de forma discreta e ainda não oficial) um produto para os amantes de música. Esta ferramenta se chama Groove Music Maker.

O Groove Music é um serviço de música da Microsoft que consiste em um tocador de música que organiza e executa os arquivos dos seus usuários a partir de um aparelho ou do serviço de hospedagem em nuvem One Drive; além de ler os arquivos que o usuário já possui, ele também disponibiliza um serviço de streaming de música (semelhante ao Spotify), onde o usuário paga uma mensalidade para ouvir e baixar músicas.

O que a Microsoft fez foi criar um software multitrack para que os usuários possam gravar, editar e mixar suas próprias músicas, agregando ao Groove Music algumas ferramentas básicas de produção musical. Na única imagem divulgada pela empresa, é possível perceber funções como gravar, executar, inserir efeitos (delay, chorus, flanger e reverb) e tempo da música (bpm).

Interface gráfica do Microsoft Groove Music Maker

A empresa ainda não deu detalhes sobre como será a versão final do Groove Music Maker e por enquanto não é possível saber se o software terá mais funções além das que foram divulgadas.

De qualquer forma, é bom ficar de olho pois, aparentemente, a Microsoft pode estar criando para seus clientes e fãs mais um concorrente ao Garage Band, software de produção musical bastante popular da Apple que é integrado ao MacOS.

Ainda é muito cedo para afirmar que a Microsoft vai entrar na disputa pelo mercado de produção musical profissional, assim como fez a Apple com o excelente Logic Pro. Quem acompanha a Microsoft sabe que a alma da empresa continua sendo o sistema operacional Windows, assim como outros softwares voltados ao mundo corporativo; porém, com tantas novidades vindo por aí, pode ser que o mundo do áudio seja surpreendido com a entrada da gigante dos softwares nesse mercado. Vale a pena acompanhar as próximas cenas dessa série!

Nenhum comentário: