2º Encontro de Guitarristas de Goiânia

O Segundo Encontro de Guitarristas de Goiânia aconteceu no dia 01/04/2018 e teve um registro do show em DVD.

O evento foi marcado para um domingo, primeiro dia do mês de abril de 2018, no bar Mood, no setor Marista em Goiânia - local relativamente pequeno, parcialmente coberto com tendas e que possui um pequeno palco para apresentações de bandas ao vivo. Apesar de ter chovido no dia do show, houve uma boa presença de fãs de música instrumental no local, que logo após as 19:00 começou a ficar lotado.




O festival de guitarristas era, na prática, um show de música instrumental e a lista dos guitarristas convidados para o festival comprovava que ali veríamos vários estilos de diversas escolas de guitarra. Vale ressaltar que essa lista contemplava o que havia de melhor na música instrumental em Goiânia, com guitarristas de várias idades e com experiências musicais de todo tipo, comprovando que Goiãnia tem tradição em música popular instrumental. Participaram do evento os seguintes guitarristas:

- André Mols
- Dênio de Paula
- Luiz Chaffin
- Geovani Fernandes
- Emídio Queiroz
- William Gláucio
- Walter Villaça
- Front Jr
- Luis Maldonalle
- Can Kanbay


Can Kanbay (world music), Front Jr (fusion), Luis Maldonalle (hard rock) e André Mols (blues) dão uma ideia da mistura de estilos que essa seleção representava - o que agradou bastante o público do festival.

Apesar do local não oferecer muita condição para montagem de cenários e iluminação, pode-se dizer que a gravação do DVD foi bem sucedida e serviu como registro de um momento especial da música goiana, principalmente quando se fala de música instrumental, que é um gênero pouco experimentado pela maioria das pessoas e que não conta com muita divulgação nos meios musicais tradicionais. Cada músico executou duas músicas, sempre acompanhados pela mesma banda de apoio, formada por Fred na bateria, Praxedes nos teclados e Foca no baixo. Em detrimento dos poucos recursos visuais e de captação de imagens, pode-se dizer com certeza que a performance de todos os músicos compensou todas as limitações estruturais do evento.




A receptividade da ideia de um festival de música instrumental com foco na guitarra gerava dúvida antes do início dos shows, no entanto, a partir da primeira apresentação foi perceptível o quanto o público aceitou bem esta ideia, sempre aplaudindo os guitarristas e interagindo com algumas das músicas executadas. Vale lembrar que a maioria dos guitarristas apresentou músicas próprias!

De modo geral pode-se afirmar que o festival Encontro de Guitarristas de Goiânia foi um sucesso. Agradou o público presente, agradou os músicos, gerou um registro em DVD e comprovou que a cidade tem tradição de música instrumental com foco na guitarra. E que venha o próximo!

 

Nenhum comentário: