Áudio em alta definição: ficção ou realidade?

A discussão sobre o famoso termo "áudio em alta definição" (ou áudio HD) parece não ter fim mesmo. O debate gira em torno de o quanto a audição humana é capaz de perceber e sentir desse espectro de áudio que, em tese, se situa em regiões (ou frequências sonoras) que estão fora do alcance da nossa audição. Uns dizem que o acréscimo de qualidade é sim perceptível; outros, enfáticos, afirmam que isso é impossível, tornando essa discussão inútil. Aliás, esse mesmo tipo de debate vem sendo feito com relação a aparelhos de TV e reprodutores de vídeo, provando que, ao contrário da capacidade sensorial humana, a indústria do entretenimento não tem limites para lançar novos produtos.

Confira este ótimo texto publicado no UOL sobre a discussão do áudio HD e  tire suas próprias conclusões. E vamos esperar as cenas dos próximos capítulos dessa novela!


Áudio em alta definição: música para golfinhos ou sonzeira de verdade?

Breno França - Colaboração para o UOL


Desde que o MP3 se popularizou como o principal tipo de arquivo de áudio digital na virada dos anos 2000, existe a discussão sobre a baixa qualidade do formato, que não preservaria a música como foi gravada e imaginada por artista... - Veja mais em:



Nenhum comentário: